domingo, 29 de março de 2009

Acordo Ortográfico



No dia primeiro de abril de 2009, entrou em vigor o novo acordo ortográfico. Esse “acordo” tem um prazo de adaptação de quatro anos. A imprensa e os documentos oficiais devem se adaptar antes do prazo estabelecido.

Essa mudança de alguns aspectos ortográficos servirão, principalmente, para unificar o dialeto português em todos os países, que o utilizam, facilitando a difusão cultural, as relações culturais e simplificando as regras.

Segundo a professora universitária de língua portuguesa, Tailze Melo, em palestra para os alunos da faculdade Estácio de Sá – BH, as mudanças no vocabulário brasileiro são insignificantes (0,45%), se fossem comparadas as mudanças do vocabulário lusitano (português) (1,6%). Ainda de acordo com a professora o dialeto lusitano sofrerá mudanças em quase duas mil palavras.

Em relação a implantação, a estudante do 7° período de publicidade, Maíra Nascimento, diz não concordar com a forma como a tal vem sendo implantada, e acha que seria mais fácil se houvessem publicações já com a nova ortografia antes de impor prazos de adaptação para o povo. Principalmente para que os profissionais da comunicação e aqueles responsáveis por documentos oficiais pudessem se adaptar antecipadamente.
O fato é, de acordo ou não, brasileiros, portugueses e vários outros povos que utilizam a língua portuguesa deverão se adaptar, sem discussões, mobilizações, ou qualquer outro tipo de movimento popular no limite do prazo final (31 de dezembro de 2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário