terça-feira, 29 de setembro de 2009

A Praça da Liberdade


O conjunto paisagístico e arquitetônico da Praça da Liberdade foi criado na época da fundação da capital mineira para abrigar a sede do poder estatal.

Construções que misturam vários estilos, o retrato vivo da evolução da cidade: neoclássico (final do séc. XIX), art-déco (década de 1940), moderno (décadas de 1950 e 1960) e pós-moderno (1980). Hoje esse complexo concentra grande parte das Secretarias de Estado, além do Palácio da Liberdade, onde despacha o governador, mas a partir de 2010 esse importante e maravilhoso espaço turístico de Belo Horizonte receberá um novo e merecido nome. Passará a ser conhecido como Complexo Cultural da Praça da Liberdade.

Essa novidade vem para valorizar a cultura popular, a arte, a ciência e o entretenimento, reunindo num só lugar: museus, centros de memória, salas de exposição e de espetáculos, espaços para oficinas e cursos, além de cafeterias, restaurantes e lojas.

Fazem parte do complexo cultural o Espaço do Conhecimento, patrocinado pela TIM e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); o Museu das Minas e do Metal, patrocinado pela EBX Investimentos; o Memorial de Minas Gerais, patrocínio do Vale; o Centro de Arte Popular, pela Cemig; e o Centro Cultural Banco do Brasil. Além, é claro, do Palácio da Liberdade, o Arquivo Público Mineiro, o Museu Mineiro e a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa.

O Espaço do conhecimento contará com um planetário e um observatório astronômico, com salas Chão de Estrelas e o Língua Afiada, do Museu das Minas e do Metal, também poderão ser visitadas as instalações do Centro de Arte Popular, entre várias outras atrações interessantes e enriquecedoras.

A praça conta ainda com coreto, fontes luminosas, com traçado e os jardins, inspirados no Palácio de Versalhes. São um convite tentador aos passeios e caminhadas.

A Praça da Liberdade, juntamente com a Praça Raul Soares e a Praça Sete de Setembro, está entre as mais importantes da cidade e fazem parte, não só do cartão postal, como também da história de Belo Horizonte.

Saiba mais:
Circuito Cultural Praça da Liberdade

Praça da Ciência da UFMG integra Circuito Cultural Praça da Liberdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário